quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A porta do coração

Em praticamente todas as culturas, o coração é associado aos sentimentos, à docilidade, ao amor. Por isso, ouvimos com frequência coisas do tipo: "que coração de pedra", "esse sujeito não tem coração".

Quantas vezes em nossa vida ouvimos dizer: "Esse indivíduo não tem coração, usa somente o cérebro".

Há uma história interessante sobre a obra intitulada "O Bom Pastor". A imagem é bastante conhecida: retrata Jesus Cristo, com uma lâmpada na mão, batendo a uma porta.

Quando essa imagem foi exposta pela primeira vez, as pessoas começaram a olhá-la com atenção e viram que não havia fechadura na porta. Questionaram então o pintor:

-Ei, esta obra está inacabada, não foi pintada a fechadura na porta.

O pintor serenamente explicou:

- Esta porta não tem fechadura. Ela só abre por dentro do nosso coração. Jesus ou qualquer outra pessoa que esteja de fora pode apenas bater e aguardar que ela se abra.

Para refletir

Nós temos total autonomia sobre o nosso coração. Certamente somos influenciados pelas pessoas que batem querendo entrar em nosso coração, mas nós temos o poder de permitir ou impedir que essa pessoa entre na nossa vida. Isso parece bom, mas é uma exigência muito grande. E uma responsabilidade também. Significa que devemos ser muito prudente e atentos, pois podemos deixar de abrir a porta para pessoas que realmente nos amam e querem fazer parte da nossa vida. Isso causaria um grande sofrimento a elas e certamente a nós mesmos.

Quando sentir que alguém bate em seu coração, dê atenção. Essa atitude não vem de qualquer um. Só quem realmente deseja entrar é capaz de chegar tão perto de nós e tocar uma parte tão íntima do nosso ser. O mínimo que ele merece é a nossa atenção. Vá até a porta, pergunte quem é e quais são as suas intenções, e dê-lhe um pouco de atenção. Um diálogo de coração para coração revela coisas surpreendentes.

Como seria a vida se eu não tivesse o domínio sobre o meu coração? Há momentos em que sinto que não sou capaz de atender à porta quando alguém bate? Se deixasse a porta aberta, seria um benefício ou um problema? Por quê? O que posso fazer para ser mais fraterno e mais próximo das pessoas que me amam? Pense um pouco nas pessoas que bateram ou batem à porta do seu coração. Como é o relacionamento com elas atualmente?

Fonte: www.catequisar.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário